Rainha Ester - Escolhida por Deus para salvar o Povo Judeu.
Myrian Rios vive Rainha Ester na volta ao teatro após 20 anos
Espetáculo marca os 45 anos de carreira da atriz
Venha se emocionar com o espetáculo teatral "Rainha Ester", que marca o aguardado retorno da atriz renomada Myrian Rios aos palcos após 20 anos. Sob a direção de Rogério Fabiano, a peça foi sugerida pelo talentoso produtor, ator e diretor, e tem a produção de Gerardo Franco. O texto, de autoria de Cyrano Rosalem, é baseado na saga bíblica de Ester, uma mulher escolhida por Deus, segundo a tradição judaica, para salvar o povo judeu do extermínio no antigo Império Persa.
A história da Rainha Ester é inspiradora e traz uma mensagem de coragem, fé e espiritualidade. Myrian Rios, que é católica praticante e atuosa como missionária na comunidade Canção Nova, ficou profundamente impactada com o texto e se emocionou ao interpretar esse papel tão marcante. Para ela, é um presente de Deus ter a oportunidade de encenar uma história bíblica verídica e de tamanha importância, marcando assim o seu retorno triunfal aos palcos após duas décadas afastadas.
O autor Cyrano Rosalem realizou uma intensa pesquisa em diversas fontes, incluindo textos judaicos antigos, para criar uma versão fiel da história de Ester. O diretor Rogério Fabiano concebeu o personagem como uma contadora de histórias, buscando se aproximar do público e prender sua atenção com uma abordagem leve e elegante, sem pesar muito no drama. A música, especialmente composta pelo talentoso maestro Miguel Briamonte, completa a experiência teatral, enriquecendo a narrativa.
O processo de preparação para o espetáculo foi intenso, com Myrian Rios e Rogério Fabiano dedicando dois meses a leituras aprofundadas do texto, em busca do tom teatral e não televisivo da interpretação. A atriz elogia a direção de Rogério Fabiano, que a ajudou a dar vida à personagem de forma envolvente e cativante. O diretor destaca ainda a importância da projeção na montagem do espetáculo, agregando elementos visuais impactantes.
Pedro Arthur Rios, que é filho da atriz Myrian Rios, também faz parte do elenco da peça Rainha Ester, marcando sua estreia nos palcos. Sua participação na montagem é um ponto importante a ser destacado, já que o jovem ator vem mostrando seu talento e se destacando em sua atuação. Ao lado de sua mãe, Pedro Arthur contribui para a construção de um espetáculo emocionante e inspirador.
Rogério Fabiano é um experiente diretor de teatro, conhecido por dirigir em média três peças por ano e por estar à frente da renomada Companhia de Teatro Espírita. Myrian Rios, por sua vez, retorna aos palcos com toda a sua classe e elegância, dando um verdadeiro show de interpretação em um papel tão significativo. O espetáculo é descrito como animado e emocionante, marcando também os 45 anos de carreira da aclamada atriz.
A peça "Rainha Ester" é uma oportunidade imperdível para o público conhecer ou relembrar a história fascinante dessa mulher do antigo testamento, que salvou seu povo da ameaça de extermínio. O espetáculo estará em cartaz no Teatro Jardim Sul Experience, localizado no Shopping Jardim Sul, no dia 15 de abril, um sábado, às 20h. Os ingressos estão à venda no site www.tiketera.com.br , com opções de valores:
SPLENDORE PRODUÇÕES E EVENTOS
Apresenta o espetáculo Rainha Esther, com Myrian Rios e participação especial de Pedro Arthur Rios.
Splendore Produções e Eventos e MR Produções, apresenta o espetáculo “Rainha Esther”, estrelado por Myrian Rios, em sessão única dia 15 de abril – sábado às 20h no Teatro Jardim Sul Experience Teatro Paiol 2023.
A peça marca os 45 anos de carreira da atriz, que esteve longe dos palcos por mais de 20 anos. Com a participação especial do filho caçula Pedro Arthur Rios no palco e direção de Rogério Fabiano, a produção mostra a saga do povo judeu na Pérsia, quando este estava condenado ao extermínio e foi salvo pela Rainha Esther.
De uma pobre vendedora de mercado, Esther, que havia sido sequestrada para servir ao imperador Xerxes, tornou-se rainha ao mostrar ter postura e inteligência diferenciadas das demais concubinas, sem que o imperador soubesse de sua origem judaica. Dessa forma, Esther conseguiu reverter uma decisão de um dos ministros do Império, que pedia o enforcamento de todos os judeus, e salvou seu povo do extermínio.
Elenco
Myrian Rios como Rainha Ester
Participação Especial: Pedro Arthur Rios
Ficha técnica:
Texto de Cyrano Rosalém
Trilha Sonora Original de Maestro Miguel Briamonte
Direção de Rogério Fabiano
Equipe de Criação:
Desenho de Luz: Rogério Fabiano
Definição de Imagens e Arte Original: Splendore Produções
Cenário: D 7 S By Aluminas
Figurinos: Lúcio Áureo
Designer Gráfico: Rodrigo Ucha
Web Designer: Splendore Online
Fotografias: Flávio Mello dos Santos.
Operador Técnico: Rodrigo Scaglioni
Novela no SBT e vida na pandemia
Depois de 17 anos longe da televisão, tempo em que se dedicou à atividade de missionária e chegou a cumprir mandato de deputada estadual pelo Rio de Janeiro, Myrian Rios sentiu vontade de voltar a atuar. Aceitou o convite do SBT para viver a personagem Ruth Goulart na novela As Aventuras de Poliana.
“Foram quase três anos gravando a novela, formamos uma família, fiquei encantada em trabalhar com a equipe do SBT e conhecer o Sílvio Santos pessoalmente.” Quando a segunda temporada da história estava sendo gravada e os ensaios da peça Rainha Ester também aconteciam, em janeiro de 2020, a pandemia parou tudo. “Existe uma expectativa para voltar a gravar em 2021”, adianta.
Morando em São Paulo ao lado do filho mais novo, Pedro Arthur, de 19 anos, por conta do trabalho no SBT, a atriz, que é vegetariana e estava acostumada a comer uma saladinha com arroz e feijão, liberou sua funcionária no início do isolamento, e teve de se virar e aprender a cozinhar. “Foi o lado positivo.”
Myrian não teve dificuldade para lidar com o fato de ter de ficar em casa na quarentena. “Gosto de ver séries na TV, de ler e de ter tempo para fazer minhas orações”, diz ela, que sentiu falta de ir à missa, hábito diário. O lado sofrido foi ter ficado longe do filho mais velho, o rapper carioca Mank, de 24 anos, que permanece no Rio para cursar faculdade de música (“está se formando produtor fonográfico”). ”Está fazendo um ano que não o vejo.”
Sinopse do autor
Imagine-se uma jovem, no século quinto antes de Cristo, na Pérsia, Oriente Médio, pobre, vendedora de mercado, judia – um povo considerado menor pelos dominadores persas – ver-se sequestrada da família para servir de concubina ao rei. Ela não queria. A família não queria. Mas foi engaiolada e levada para o harém. Quando aconteceu uma chance de contato com o imperador, Xerxes, ela aproveitou para colocar suas ideias e sua postura. Isso a diferenciou das outras. E ela se tornou a preferida. A rainha. Por 15 anos. Era um recorde, na época. Não se sabe o que aconteceu com sua deposição. Mas para o povo judeu ela estabeleceu-se como uma salvadora. E assim é até hoje.
Sobre a história
Uma intriga entre um ministro do Imperador e o líder do povo judeu quase fez com que o Persa editasse uma lei autorizando o extermínio em massa de todos os Hebreus. Nesse ínterim, surge Ester, uma das mulheres de maior beleza do reino. Colocada de lado pelo Imperador, sua rainha, Vasti foi substituída por Ester. Mas ele não sabia da origem judaica da nova esposa. Quando estava para ser promulgada a lei, Ester revelou sua identidade e a lei foi publicada oficialmente de forma mais branda, permitindo aos judeus se defenderem. Assim todo um povo foi poupado da extinção. Este é o tema central dessa peça.
Ficha Técnica
Texto – Cyrano Rosalém. Direção – Rogério Fabiano. Direção de Produção – Gerardo Franco. Trilha Sonora – Miguel Briamonte. Iluminação –. Rogério Fabiano. Web Designer – Encantus Propaganda. Assessoria de Imprensa – M. Fernanda Teixeira (Arte Plural). Coordenação de Produção – Gerardo Franco. Coordenadora Administrativa – Maria Helena Rios. Realização – MR ARTES CENIC